Ao final da divulgação dos resultados de cada trimestre, com base nas demonstrações financeiras, o mercado se prepara para construir indicadores de desempenho.
Os indicadores tem o papel de subsidiar os investidores externos no processo decisório de investimento. Além de serem usados nas empresas para análise de performance interna, como um sistema de contabilidade gerencial.
De acordo com os resultados calculados, o comportamento dos gestores será orientado para o atingimento dos objetivos organizacionais.
Desta forma, os indicadores são considerados úteis para estimular os funcionários de uma empresa.
Podemos segmentá-los em:
Assim, o desempenho de uma empresa pode ser medido por indicadores referentes à rentabilidade, produtividade, eficiência, etc.
– Eficiência das vendas (capacidade em gerar lucros por real R$ vendido).
– Produtividade do capital investido (capacidade de gerar receitas por real R$ investido).
– Rentabilidade do capital investido (capacidade da empresa em gerar retornos).
– Potencial geração de caixa da empresa, vinda da operação.
– Capaz de medir a produtividade e eficiência, já que nos mostra como a empresa realmente se comporta, sem influência dos custos sobre os quais ela não controla.
– Capacidade de converter EBITDA em fluxo de caixa operacional.
– Utilizado para medir a solidez de uma empresa.
– Identificar quantas gerações de caixa operacional estão comprometidas com os bancos, líquido do caixa.
– Capacidade do EBITDA em cobrir os juros provenientes de empréstimos e financiamentos.
– Quanto vale uma empresa em proporção de geração de caixa.
– Múltiplo usado para comparar empresas de interesse, de mesma atuação no mercado.
– Liquidez corrente, indica quanto a empresa possui de recursos disponíveis para quitar suas obrigações com terceiros.
– Utilizado para avaliar a capacidade de pagamento da empresa frente a suas obrigações de curto prazo.
– Mede a competência da empresa em termos de planejamento tributário.
Cabe ressaltar que estes resultados variam de empresa para empresa e dependem muito do setor em que atuam, estratégia competitiva, modelo de negócios e gestão.
Podemos afirmar que os indicadores de desempenho fazem parte de uma análise fundamentalista que tendem influenciar o valor da empresa no longo prazo.
Assim sendo, medir o desempenho da empresa no decorrer do tempo é fundamental para identificar uma boa gestão empresarial.
Não se trata apenas de uma prática contábil gerencial, mas sim de uma ação necessária no âmbito de investimentos de longo prazo, para saber se a empresa está trilhando o caminho desejado, ou quanto ainda falta para alcançar os objetivos.
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