Apesar de proibidas no Brasil, infelizmente as pirâmides financeiras surgem e crescem muito rapidamente em todo o território nacional.
Todos os dias, milhares de brasileiros caem nesses esquemas criminosos, acreditando na promessa de lucro rápido e fácil.
Só que as pirâmides são um verdadeiro golpe: todos os dias, milhares de pessoas perdem todo seu dinheiro. Com consequências gravíssimas financeiras, sociais e até familiares.
Foi por isso que a Suno criou, em 2018, a OPERAÇÃO FARAÓ: uma ação para denunciar as pirâmides financeiras operantes no país e ajudar os cidadãos a não cair nesses golpes.
Entretanto, após três anos de ação, percebemos que isso não é suficiente.
A lei no Brasil é muito branda, e os criminosos que criam e alimentam as pirâmides financeiras muitas vezes acabam se safando.
Muitos deles sequer são presos. E acabam mudando de cidade ou estado para criar outra pirâmide e fraudar mais gente.
Estes bandidos estão gozando de sua liberdade e do dinheiro roubado em vez de estarem na cadeia.
Por isso, junto com o escritório de advocacia Picanço e Associados, criamos um Projeto de Lei (PL) de iniciativa popular para que as pirâmides financeiras sejam tipificadas no código penal brasileiro. E, assim, que esses golpistas sejam colocados no lugar apropriado: na cadeia!
Mas para isso, precisamos de sua ajuda!
Para que um PL seja encaminhado ao Congresso devemos alcançar pelo menos 2.000.000 (dois milhões) de assinaturas.